Quatro dicas para aumentar a sua nota no Enem

Quatro dicas para aumentar a sua nota no Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma importante prova e meio de ingressar nas universidades públicas brasileiras. É necessário, portanto, atingir uma boa nota. Confira as seguintes dicas, que podem lhe ajudar!

 

1) Conheça a estrutura da prova

Conhecer a prova é importante para garantir um bom desenvolvimento no ENEM. Para isso, fazer simulados com a mesma estrutura das provas oficiais ou provas de anos anteriores pode ser muito útil para praticar.

Nisso, também vale lembrar como é corrigida a prova: através da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Ou seja, errar uma questão difícil e acertar uma fácil vale mais que acertar uma difícil e errar um fácil. Por isso, saiba identificar quais questões são fáceis para você (as que você achar que sabe resolver melhor) e as que são difíceis (as que tomarem muito do seu tempo). Dê prioridade às questões que você considera mais fáceis. Além de aumentar sua nota, isso pode ajudá-lo a fazer a prova no tempo necessário.

2) Estude o modelo de redação e pratique

A redação é um ponto que influencia muito na nota final e, por isso, é necessário conhecê-la bem e saber como fazê-la. Na estrutura do texto, deve haver um parágrafo de introdução, dois de argumentação (no mínimo) e um de conclusão (com intervenção), resultando em 20 a 30 linhas.

Pratique este modelo de texto, construa argumentos e busque por referências de livros, filmes, músicas, escritores, filósofos, cientistas, dentre outros, para utilizar na sua redação. Com isso, você demonstrará ter repertório e conhecimento de mundo e sua nota irá subir.

3) Foque nas matérias que você entende melhor e reforce as que tem dificuldade

Se suas habilidades são melhores em Linguagens e Ciências Humanas, garanta sua nota nessas matérias, não deixando de estudá-las por ter facilidade nas mesmas. Logo, se tiver dificuldade em Matemática e Ciências da Natureza, procure ajuda e reconheça quais os conteúdos dentro dessas áreas que são mais fáceis para você. O mesmo vale se tiver dificuldades em Linguagens e Ciências Humanas e facilidade em Matemática e Ciências da Natureza.

Entretanto, lembre-se que, por conta do TRI, um desempenho especial na prova de Matemática aumentará sua nota. Não se desespere por isso: apesar de a prova de Matemática do ENEM contar com conteúdos difíceis, muitas questões abordam assuntos simples, que envolvem raciocínio lógico e conhecimento matemático básico (como regra de 3).

4) Organize-se

Antes da prova, treine seu tempo com simulados ou provas anteriores. Planeje estratégias, se prefere começar pela redação ou pelas questões de múltipla escolha e por qual matéria vai iniciar, até descobrir qual o melhor jeito para você se organizar ao fazer a prova.

 

Com essas dicas, esperamos ajudá-lo a garantir um bom desempenho no ENEM! Bons estudos e boa prova!